domingo, 20 de fevereiro de 2011

Arte e Matemática - Formas geométricas - Óptica

Atividade 4 – Dentro de um espelho ( ilusão de óptica)
Observe a gravura abaixo. Quantos pássaros e quantos peixes há na gravura de Escher?
Quais elementos da natureza estão representados ai?

 Agora observe as figuras abaixo de outros artistas e descubra quantas imagens há.





Agora observe as figuras abaixo e veja se elas se movimentam.



Agora usando formas geométricas e cores bem distribuídas crie uma figura que se movimente. Você é capaz?
Para ajudar em sua pesquisa acesse:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_01.asp

Atividade 3 - Geomatria e matemática



Atividade 3 – Escher
Você vai precisar de :
Retalhos de EVA
Cola de isopor
 2 Xerocópias de obra de arte
Papelão ( de caixa de mercado)

Como fazer: Escolha a obra que quer representar. Você irá recortar cada pedacinho da Xerocópia e depois colá-la no EVA e novamente colar na Xerocópia que ficou inteira.
Aqui estão algumas sugestões para escolher. Mas você poderá pesquisar outras na internet.




 Com base nessa atividade você poderá criar mosaicos geomètricos.

Atividade 2 - Simetria

Você sabe o que é simetria e assimetria?
Se não sabe está na hora de descobrir. Observe as figuras abaixo desenhasa por Escher e classifique-as e assimétricas e simétricas . Depois escolha uma para representar no quadriculado abaixo.


































































Fazendo uma pesquisa ebm geométrica

1- Procure em enciclopédias e na internet artistas que se destacaram no movimento cubista.


2- Pequise o que é xilogravura.

3- Pesquise por que Escher não era um bom aluno de matemática , mas revolucionou a matemática com suas pinturas.

Atividade 1 - Pesquisando artistas que trabalhavam com formas geométricas


 Escher

Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de Junho de 1898 - Hilversum, 27 de Março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.

 Obra
Esquema de uma queda d'água de Escher.Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com Foi numa visita à Alhambra, na Espanha, que o artista conheceu e se encantou pelos mosaicos que haviam neste palácio de construção árabe. Escher achou muito interessante as formas como cada figura se entrelaçava a outra e se repetia, formando belos padrões geométricos. Este foi o ponto de partida para os seus trabalhos mais impressionantes e famosos, que consistiam no preenchimento regular do plano, normalmente utilizando imagens geométricas e não figurativas, como os árabes faziam por causa da sua religião muçulmana, que proíbe tais representações.

A partir de uma malha de polígonos, regulares ou não, Escher fazia mudanças, mas sem alterar a área do polígono original. Assim surgiam figuras de homens, peixes, aves, lagartos, todos envolvidos de tal forma que nenhum poderia mais se mexer. Tudo representado num plano bidimensional.

Destacam-se também os trabalhos do artista que exploram o espaço. Escher brincava com o fato de ter que representar o espaço, que é tridimensional, num plano bidimensional, como a folha de papel. Com isto ele criava figuras impossíveis, representações distorcidas, paradoxos.





Arte e Matemática - Formas geométricas


O Cubismo
Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:
·         Fase cezannista ou cezaniana entre 1907 e 1909 -
·         Fase analítica ou hermética entre 1909 a 1912 - que se caracterizava pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
·         Fase sintética (contendo a experimentação das colagens) - foi uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.
Desta última fase decorrem dois movimentos:
·         Orfismo
·         Secção de Ouro
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.