domingo, 13 de fevereiro de 2011

Salinha de leitura e escrita

A sala de leitura e escrita é um dos recursos principais que deve haver na escola. Estimular a leitura deve ser uma prática cotidiana.
A leitura deve ser algo alegre, instrutivo, desafiador e interpessoal. Deve contemplar momentos de leitura individual e coletiva.
Montando uma linda salinha:
1- Painéis contendo histórias em quadrinhos, letras de música, circuito de palavras, textos históricos e científicos;
2- Baú da leitura - montar diferentes baús de leitura - cada um deve conter um determinado tema: suspense, terror, comédia, contos de fábulas, lendas, provérbios, parlendas, receitas e outros;
3- Sacolinha da leitura - fazer uma sacolinha de EVA e colocar o livrinho da semana que será lido pelas crianças em casa, na sexta-feira cada um pode contar para a turma um pouquinho do que leu e depois trocar as sacolinhas para que o outro coleguinha leia outro livrinho. Nas creches e EMEIs pode ser enviada no final de semana, para que os pais leiam a histórinha para os filhos;
4- O varal de contos e produções- O professor poderá fazer um lindo varal,com pregadores bem coloridos e com bichinhos em EVA ou lacinhos coloridos. Duas vezes são pendurados no varal os textos produzidos pelas crianças. Crianças menores podem desenhar e escrever palavras ou frases para representar.


Modelos disponíveis na internet - não são criações nossas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário